sexta-feira, 11 de outubro de 2013

75% dos corais do mundo estão ameaçados

Atualmente, o maior fator de preocupação é a pesca

Por José Eduardo Mendonça
Se as mudanças seguirem o padrão atual, em 2050, 95% dos corais do mundo sofrerão de branqueamento quase todo ano

Em 1998, um projeto detalhando a condição dos corais e os riscos que eles correm mundialmente foi publicado com o título de "Corais em Perigo". Agora surgiu uma versão atualizada, que levou três anos para ser feita, analisando centenas de estudos.
O Instituto Mundial de Recursos (World Resources Institute, WRI) e seus parceiros desenvolveram a nova avaliação, com a intenção de despertar consciência sobre a localização dos corais e a severidade da ameaça a eles. Os resultados também podem catalisar oportunidades para mudanças de políticas e práticas que possam salvaguardar os corais e os benefícios que eles proporcionam a gerações futuras.
O relatório tem uma resolução de 500 metros, 64 vezes mais detalhada que o mapa de resolução de 4 quilômetros usado em 1998. Pela primeira vez, ele inclui uma avaliação global da vulnerabilidade de nações e territórios à degradação dos bancos de corais, baseado na dependência delas destes corais e em sua capacidade de adaptação.
Os cientistas concluíram que 75% dos bancos de corais no planeta se encontram em perigo por uma variedade de causas. Atualmente, o maior fator de preocupação é a pesca. Mas os especialistas concluíram também que a maioria dos corais sofrerão os efeitos da mudança do clima em 20 anos, se já não estão sofrendo. Outra ameaça é a poluição de maneira geral.
Desde que o relatório original foi publicado, houve um aumento de um terço do risco dos corais. Os cientistas atribuem a condição cada vez mais precária nos últimos 13 anos a todos os fatores citados, especialmente nos oceanos Índico e Pacífico. O sudeste da Ásia tem atualmente o maior percentual de corais impactados, com 95% deles considerados sob ameaça.
Em termos da mudança do clima, os maiores problemas são o branqueamento e a acidificação dos oceanos. Segundo Mark Spalding, “os corais já estão sendo atingidos pelo aquecimento global. São os canários na mina de carvão, super-sensíveis a temperaturas mais quentes no verão.”
De acordo com o projeto, eventos de branqueamnto devidos à mudança do clima irão ocorrer com metade dos corais do mundo quase todos os anos a partir de 2030. Se as mudanças continuarem como estão, em 2050, 95% dos corais do mundo sofrerão eventos de branqueamento quase todo ano, informa o About My Planet.

RODRIGO PIZETA ESPECIALISTA EM GESTÃO AMBIENTAL: 
Projetos de Gestão integrada de resíduos sólidos
Perícia ambiental
Planejamento Ambiental
Consultor IS0 140001
Elaboração e Gerenciamento de projetos ambientais
Especialista em Formatação de Circuitos Turísticos Autosustentáveis 
+ 55 (27) 9944 8003 — arvore.ae@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário