quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gelo diminui no Ártico e aumenta na Antártica

Imagens de satélite da diminuição do gelo do oceano Ártico

De acordo com pesquisa da Nasa, as águas abertas ao redor da Antártica permitiram a expansão

Nasa, agência espacial americana, divulgou em seu site oficial imagens de satélites que mostram a diminuição do gelo marinho do Ártico, enquanto o do Antártico se expandiu.
De acordo com a Nasa, de 1978 a 2010, a Antártica cresceu 17 mil quilômetros quadrados por ano. O aumento, porém, não é proporcional à diminuição do gelo no Ártico. Em setembro de 2012, a parte congelada do Ártico era 3,4 milhões de quilômetros quadrados menor do que a média entre setembro de 1979 e 2000.

Imagens de satélite do aumento do gelo na Antártica - Foto: NASA/Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio and NASA Earth Observatory/ Jesse Allen
Uma das justificativas apontadas na pesquisa da agência espacial foi o fato de o Oceano Ártico ser limitado pela América do Norte, a Groenlândia e a Eurásia, porções de terra que impedem a expansão das calotas polares. Nos últimos 30 anos, boa parte do gelo mais antigo derreteu e a cobertura expôs o oceano de águas escuras, que absorve mais calor. Consequentemente, gera mais perda de gelo.
A Antártica não tem problema em relação à expansão durante o inverno, já que está rodeada de águas abertas. Anualmente, a crosta gelada cresce e diminui gradativamente durante as estações do ano, mantendo-se com um tamanho constante.
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL 24/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário