Segundo um de 18 pesquisadores climáticos renomados, a meta de limitar o aquecimento global a 2ºC Celsius, estabelecida durante as negociações climáticas de 2009 em Copenhagen, pode ser alta demais para evitar os impactos mais preocupantes das mudanças climáticas.
Hansen et al
. 2013
Hansen , J. ,
P. Kharecha , Mki . Sato
, V. Masson - Delmotte , F. Ackerman, D. Beerling , PJ Hearty , O. Hoegh-
Guldberg , S.-L. Hsu, C. parmesão , J. Rockstrom , E.J. Rohling , J. Sachs , P.
Smith , K. Steffen , L. Van Susteren , K. von Schuckmann e JC Zachos , 2013:
Avaliação da "mudança climática perigosa" : redução necessária de
emissões de carbono para proteger os jovens , as gerações futuras e natureza.
PLoS ONE , 8, e81648 , doi: 10.1371/journal.pone.0081648 .
Nós avaliamos os impactos climáticos do aquecimento global
por meio de observações contínuas e dados paleoclimáticos . Usamos
desequilíbrio da Terra medido de energia , os dados paleoclimáticos e
representações simples do ciclo global do carbono e temperatura para definir
reduções de emissões necessárias para estabilizar o clima e evitar impactos
potencialmente desastrosos sobre os jovens de hoje , das gerações futuras e da
natureza. Um limite da era industrial acumulada de ~ emissões de combustíveis
fósseis e de 500 GtC 100 armazenamento GtC na biosfera e do solo iria manter
clima próximo à faixa Holoceno ao qual a humanidade e outras espécies são
adaptadas . Emissões acumuladas de ~ 1000 GtC , por vezes associada a 2 ° C o
aquecimento global, estimularia "lento" feedbacks e eventual
aquecimento de 3-4 ° C, com conseqüências desastrosas. Redução de emissões
rápida é necessária para restaurar o equilíbrio energético da Terra e evitar a
absorção de calor do oceano que praticamente garantir efeitos irreversíveis .
Continuação de altas emissões de combustíveis fósseis , dado o conhecimento
atual sobre as consequências , seria um ato de extraordinária witting injustiça
entre as gerações . Políticas Responsáveis exige um preço crescente nas
emissões de carbono que impediria as emissões de mais carvão restante e
combustíveis fósseis não convencionais e eliminar as emissões de combustíveis
fósseis convencionais.
De acordo com os autores, um limite melhor seria metade disso, ou seja, 1ºC. Além disso, os cientistas afirmaram que a quantidade aceitável de emissões estabelecida pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) também está errada.
A pesquisa, liderada por James Hansen, da Universidade de Colúmbia, concluiu que a quantia de um trilhão de toneladas métricas do IPCC faria com que a atmosfera se aquecesse duas vezes o limite internacional, ou quatro vezes mais do que o novo estudo afirma que deveria ser.
Infelizmente, os cientistas sugerem que, devido às atuais negociações climáticas, mesmo a meta de 2ºC pode não ser alcançada. Visto que o planeta já está 0,8ºC mais quente, parece impossível aos pesquisadores manter apenas 1ºC de aquecimento.
Isso porque, para manter esse limite, as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) teriam que ser reduzidas em 6% ao ano já a partir de 2013, o que resultaria em 500 bilhões de toneladas métricas (551, 16 bilhões de toneladas) de carbono acumulado na atmosfera até o final do século.
Contudo, se as emissões continuarem a aumentar até 2020, essa redução teria que ser de 15% ao ano para atingir 500 bilhões de toneladas métricas apenas no final do século. “A enorme infraestrutura de energia de combustíveis fósseis atualmente em vigor torna praticamente certo que o limite de 500 [bilhões de toneladas métricas] será excedido”, colocaram os autores.
Os cientistas esperam que essa pesquisa possa servir como base para uma futura ação jurídica contra os governos por não conseguirem reduzir as emissões e proteger as gerações futuras. “Continuar as altas emissões de combustíveis fósseis, dado o atual conhecimento das consequências, seria um ato de extraordinária injustiça entre as gerações”, observa o estudo.
RODRIGO PIZETA ESPECIALISTA EM GESTÃO AMBIENTAL:
Projetos de Gestão integrada de resíduos sólidos
Perícia ambiental
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Especialista em Formatação de Circuitos Turísticos Autosustentáveis
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