segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cidades revelam expansão e aceleração de ações climáticas

por Jéssica Lipinski, do CarbonoBrasil 06/02/2014

Na sessão desta quarta-feira (5) da quinta Conferência de Prefeitos da rede C40, grupo que reúne algumas das maiores cidades, os líderes participantes fizeram diversos anúncios para demonstrar o importante papel que as áreas urbanas têm no combate ao aquecimento global.
Um deles foi o do lançamento do relatório Ação Climática em Megacidades 2.0, que aponta evidências de que as cidades do C40 estão tomando medidas significativas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e os riscos climáticos.
O documento indica, por exemplo, que o reporte de ações climáticas quase dobrou desde 2011, e que, juntas, as cidades agora relatam mais de oito mil iniciativas que estão em curso. Destas, 41% são ações transformadoras que estão ocorrendo em escala municipal.
Além disso, a implementação de programas de aluguel de bicicletas cresceu 500% em apenas dois anos (de seis em 2011 para 36 em 2013), e o número de cidades que reportaram a implementação de sistemas de ônibus de alta capacidade (BRTs) quase dobrou entre 2011 e 2013, com 13 programas desse tipo sendo desenvolvidos no Hemisfério Sul e 16 no Hemisfério Norte.
Outro anúncio feito foi a inclusão de três novas cidades africanas no grupo do C40 – a Cidade do Cabo, uma das capitais da África do Sul, Dar es Salaam, maior cidade da Tanzânia, e Nairóbi, capital do Quênia –, aumentando o número de membros para 66.
“Embora o continente africano enfrente impactos desproporcionais das mudanças climáticas, não estamos menos dedicados a contribuir para soluções. As cidades africanas estão crescendo a um ritmo tremendo e, como prefeitos, é nosso dever garantir a sustentabilidade em longo prazo de nossas comunidades. É por isso que prefeitos africanos estão reforçando sua entrada no C40”, observou Mpho Parks Tau, prefeito de Johanesburgo, cidade que já participa da rede.
O presidente do C40, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também divulgou que 35 cidades assinaram uma carta que pede que o Grupo de Trabalho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU inclua metas urbanas específicas entre as já pré-estabelecidas. A carta foi apresentada a Joan Clos, diretor executivo da ONU-Habitat.
A conferência também marcou o lançamento do programa Diretores da Cidade, que criará nos municípios participantes, através de um processo de inscrição e seleção, um corpo de funcionários para desenvolver projetos e políticas para apoiar esforços locais de sustentabilidade e aumentar a capacidade de as cidades compartilharem boas práticas no C40.
Rodrigo Pizeta é especialista em Gestão Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário