Seis em cada dez japoneses apoiam o programa de caça à baleia no país, mas apenas 14% admitem comer carne de baleia, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada hoje (22).
O trabalho é apresentado menos de um mês depois de o Tribunal Internacional de Justiça ter determinado o cancelamento do programa dos baleeiros japoneses na Antártica, por considerar uma atividade comercial disfarçada de missão científica com vista a contornar a lei internacional.
Questionados sobre a regularidade com que comem carne de baleia, apenas 4% disseram “às vezes”, enquanto outros 10% disseram fazê-lo “muito raramente”.
Cerca de metade dos entrevistados (48%) disse não comer “há muito tempo”, enquanto 37% nunca sequer provaram. Embora não seja difícil de encontrar no Japão, a carne de baleia não é um elemento regular da dieta japonesa.
A pesquisa foi feita um dia depois de o Japão ter dito que vai redesenhar a sua missão de caça à baleia na Antártica, a fim de a tornar “mais científica”, e confirmado que pretende prosseguir, porém, com a atividade de investigação no Pacífico Norte, para onde devem zarpar, no próximo sábado (26), os baleeiros japoneses, iniciando a campanha anual.
Além desse segundo programa de pesca científica, o Japão continua a capturar, para fins comerciais, espécies menores de cretáceos, incluindo golfinhos.
Obs: Caçar as baleias vejo como um crime ambiental grave, as leis internacionais são uma ferramenta para conter o genocídio dos mamíferos, mesmo essa pesquisa apontando esses resultados, até que ponto não está sendo comercializados essa carne, caçar e vender no mercado negro não é impossível, mas o que deve ser feito é aumentar as fiscalizações, estão saindo do Japão e chegando na Antártica, o equilíbrio ecológico é fundamental, estamos presenciando pragas de animais fora do seu nicho em busca de alimentos, tudo isso por causa da pesca descontrolada e provocando o desequilíbrio do ecossistema, vivemos em um ambiente onde tudo funciona quando as engrenagens estão todas sincronizadas, cada espécie em seu habitat assim proporciona o equilíbrio, quantos peixes saem dos seus nichos e viajam centenas de quilômetros em busca de alimentos, é a cadeia alimentar que mantém todo o sistema em funcionamento e total equilíbrio, infelizmente o dinheiro fala mais alto e quando o homem perceber que a natureza não é depósito de bens naturais será tarde. Por Rodrigo Pizeta é especialista em gestão ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário